© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

SERVIÇOS

 

A Clínica Crescer se propõe a receber crianças e adolescentes que necessitem de atendimento psicológico, bem como acompanhamento a seus pais e ou familiares.

Triagem

A triagem é uma entrevista inicial na qual são levantadas informações que nortearão o encaminhamento para um dos psicólogos da equipe. 

Tem como objetivo conhecer a história e a queixa da criança/adolescente e dos pais, além de acolhê-los em suas angústias e necessidades. 

No caso das crianças, a triagem é realizada com os pais. Já com os adolescentes, dependerá do pedido, podendo ficar a critério da família a escolha de quem participará deste atendimento.  

Atendimento Psicológico a Adolescentes

É um processo no qual o terapeuta possibilita ao adolescente dialogar sobre as diversas mudanças que ocorrem nesta nova etapa de desenvolvimento de sua vida. São diversos temas e assuntos: medos, sexualidade, angústias, drogas, timidez, agressividade, escolha profissional, relacionamento, etc

No trabalho terapêutico são utilizados diversos recursos para ajudar o adolescente a se compreender e a lidar de maneira saudável com as questões que o envolvam neste momento da sua vida.

Os atendimentos podem se estender aos pais, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Acompanhamento de Pais e/ou Responsáveis

Crianças e adolescentes encontram-se inseridos em um contexto familiar do qual sofrem influências.
Dessa forma a parceria com a família e/ou responsáveis é de grande importância no processo psicoterapêutico da criança, bem como do adolescente. 
Essa parceria será efetivada por meio de atendimentos realizados com pais/e ou responsáveis, cuja frequência será definida de acordo com a demanda do próprio processo. Tanto os responsáveis, como o terapeuta , quando considerarem necessário, podem solicitar uma sessão para este acompanhamento.
Estes encontros são momentos valiosos para compartilhar as percepções de todos os envolvidos, esclarecer dúvidas, realizar orientações, ampliar a compreensão sobre a criança/adolescente, dentre outras questões pertinentes.

Encaminhamentos
A partir do psicodiagnóstico, o psicólogo poderá verificar a necessidade do encaminhamento da criança ou adolescente para outros especialistas das área da saúde e/ou educação.

Os encaminhamentos serão realizados apenas conforme a necessidade do cliente, através de um olhar individualizado, visando o melhor desenvolvimento e evolução da criança e/ou adolescente.

Atendimento Psicológico a Crianças 
Psicoterapia infantil tem como objetivo ajudar a criança a se desenvolver emocionalmente e aprender mais a respeito de si mesma e de seus relacionamentos.

A psicoterapia é um espaço no qual a criança poderá expressar seus sentimentos, suas vontades, seus desejos, junto com o psicólogo. O brincar, jogar, desenhar, pintar, representar e conversar, possibilitam à criança entender suas emoções e se conhecer melhor, buscando um novo jeito de estar com sua família, sua escola e seus amigos.

Ao longo do processo psicoterapêutico com a criança, são realizados atendimentos com os pais e/ou responsáveis.

O psicólogo também poderá entrar em contato com a escola e realizar uma visita, para compreender o desenvolvimento da criança no ambiente escolar e, se necessário, entrar em contato com outros profissionais com quem, eventualmente, a criança esteja em tratamento.

Psicodiagnóstico

O processo psicoterapêutico inicia-se com a compreensão diagnóstica, a qual visa identificar os recursos e as dificuldades que o cliente apresenta para fazer contato com o mundo, com o outro e consigo mesmo.
Além disso, serão observadas as possibilidades e impedimentos de desenvolvimento de um caminho fluído e contínuo diante de suas necessidades. 
Essa compreensão diagnóstica se dá através de: 

  • Entrevistas com a família;

  • Sessões lúdicas com crianças e adolescentes;

  • Uso de recursos artísticos e técnicos e uso de alguns testes em determinadas situações.

 

Encontros Temáticos com Pais e Familiares

Acompanhar o crescimento dos filhos é um processo complexo e delicado. A educação aborda questões como juízo de valores, experiência de vida, mitos e crenças familiares, contexto sócio cultural e muitos outros temas.

Nossa intenção é fazer encontros com grupos de pais e familiares para discutir temas específicos, previamente determinados, bem como encontros abertos para trabalharmos os temas que emergirem.

A proposta destes grupos é de  reflexão, troca de informações, experiências e  conhecimentos, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão e escolha de caminhos na árdua tarefa de educar.

Conforme os encontros sejam agendados, as datas serão divulgadas pelo site.

Caso tenha interesse em participar dos encontros e/ou sugerir temas, entre em contato conosco por e-mail: clinicacrescer@gestaltsp.com.br.

A equipe disponibiliza vagas para atendimentos solidários.

O processo se inicia através do contato com o Instituto Gestalt de São Paulo, quando é agendada uma entrevista inicial com uma psicóloga da equipe, que tem por finalidade verificar as necessidades da Criança/Adolescente e de sua família. O encaminhamento ao profissional será realizado segundo uma avaliação feita pela equipe.

Atendimentos são realizados em diversas regiões da Grande São Paulo: 

Pinheiros, Sumaré, Tatuapé, Alto da Boa Vista  e

nas cidades de Atibaia e Osasco/SP.